Ser mais produtivo, desempenhar bem as tarefas, cumprir prazos. Essa é a busca diária de muitos profissionais. Mas, conquistar esses objetivos tem sido um desafio constante, diante das altas demandas de trabalho no ambiente corporativo. Pensando nisso, o italiano Francesco Cirillo teve a ideia de utilizar um cronômetro de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. Nesse momento, nascia o método pomodoro (tomate, em italiano), desenvolvido no final dos anos 80 como técnica que procurava uma maneira de aumentar a produtividade.
Na prática, o método consiste em trabalhar por blocos de tempo, chamados de pomodoro. De acordo com suas pesquisas, Cirillo percebeu que, ao separar as atividades com pausas entre as tarefas, as pessoas se tornam mais produtivas. Isto é, ao reservar 25 minutos para cada tarefa, sem interrupções, a pessoa torna-se mais focada e, naturalmente, executa suas atividades de forma mais eficiente. Ao empregar a técnica, o profissional, no fim de cada pomodoro, deve fazer uma pausa de cinco minutos, e a cada quatro ciclos deve fazer uma pausa mais longa, de 30 minutos.
Sabidamente, algumas tarefas não se limitam a apenas 25 minutos para serem executadas, por isso, o período pode ser flexível, para que o profissional avalie e defina o tempo necessário para o seu cumprimento. Sua utilização é fácil, basta estar atento a algumas dicas, confira:
- Crie uma lista de tarefas no começo do dia, identificando as que já estão determinadas e reservando um espaço para as que possam surgir.
- Evite interrupções, como acessar redes sociais, ler e-mail ou levantar para tomar um café. Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser que sejam de extrema urgência.
- Comece a executar a primeira tarefa cronometrando os 25 minutos (ou o tempo que for necessário). Ao final do pomodoro, assinale a tarefa e faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite para se levantar, caminhar, ou fazer outra atividade que ajude a relaxar.
- Passe para uma nova tarefa, definindo mais um pomodoro.
- A cada quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos, até voltar ao trabalho.