“Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.” A célebre frase dita pelo líder religioso, Mahatma Gandhi, expressa o sentimento de um grupo de colaboradores da Santillana Brasil, mobilizados pelo bem-estar do próximo. Graças ao pioneirismo de alguns funcionários, há dez anos a empresa conta com a Comissão Interna de Voluntariado Moderna (CIVM), que, de forma autônoma e independente, organiza diversas ações sociais com funcionários, prestadores de serviço e familiares.
Sempre engajados e atentos às oportunidades de ajudar, o grupo tem como mote vencer o comodismo e a falta de tempo, para, em conjunto, propor atividades humanitárias, entre elas campanhas como: o Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal, entre outras. E por estarem atentos às necessidades da sociedade, em outubro, realizaram uma campanha interna para arrecadar itens de higiene pessoal para doação às famílias amparadas pelo Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
De acordo com Rosa Maria Rodrigues, coordenadora de Direitos Autorais da Editora Moderna e uma das fundadoras do CIVM, a iniciativa foi abraçada pela empresa por reconhecer, nessa situação, a oportunidade de fazer a diferença. “Com o crescimento do fluxo migratório para o país, em especial oriundo de países em conflito (como Síria e do continente africano), os voluntários da CIVM, sensibilizados com a questão emergencial dos refugiados, decidiram contribuir com a campanha da Cáritas e, além disso, por ser o mês das crianças, arrecadaram brinquedos, doces e biscoitos para doação”, revela entusiasmada.
E, para dezembro, ações já estão programadas para atender à Cooperativa de Reciclagem Central Tietê, com a doação de dezenas de “sacolinhas” de presentes, e o Lar das Mãezinhas, com a realização de uma festa de Natal, incluindo, ainda, iniciativas com o objetivo de levar conhecimento às crianças e aos jovens amparados pelas instituições Movimento de Apoio à Integração Social (Mais) e da Associação Solidariedade em Marcha (Somar), com a doação de material escolar e livros de literatura infanto-juvenil.
E, você? Por acaso participa de algum trabalho voluntário? Que tal ajudar? Para conhecer e se engajar nas ações promovidas pelo grupo, acesse a página da CIVM no Facebook.